"Carnaval é muito mais do que qualquer festa popular. Carnaval é o maior espetaculo do Universo. De quem lutou o ano inteiro por apenas oitenta minutos únicos. Carnaval, acima de tudo, é meu grande amor. A coisa que eu mais amo na vida."

8 de fevereiro de 2011

Portela, Minha Portela. A Portela da Águia e do Azul e Branco.


Só quem ama de verdade uma Escola-de-Samba faz ideia da dimensão e do tamanho que essa amor pode ter. Amor maluco, sem lógica, eterno e imenso. Um amor sem fronteiras. Não existe sensaçao igual do que vê aquela águia gritando. Do que vê aquele pavilhão azul e branco passando. De ver aquela velha-guarda momumental desfilando na Passarela. É de uma sensanção única e sem igual. Uma sensação que arrepia todo o seu corpo e toca lá no fundo da sua alma. E um amor sem igual, maior do que muita coisa.
Então, vc tem uma segunda feira normal. Sonhando que na quarta que vem vc vai realizar um dos maiores sonhos da sua vida, vc vai conhecer o que vc chama do seu futuro escritório, o seu futuro local de trabalho. Uma verdadeira fábrica de sonhos. Vc passa toda a essa segunda na escola sem qualquer notícia do que acontece no mundo lá fora. Uma professora falta e vc é liberado mais cedo. Vc vaga com suas amigas pelo centro de Belford Roxo, aparetemente feliz e bem. Quando chega em casa, está tudo aparatemente vazio, mas o rádio está ligado na Rádio Globo (Manias da minha vó). Vc está presta a entrar no banho, mas ouve no rádio que os presidentes das escolas de sambas vão se reunir para decidir se nenhuma agremiação vai cair. Então vc pensa: "Que palhaçada é essa? A Liesa tá virando a Lesga?". Logo depois o locutor fala o motivo da reunião e nome das escolas atingidas. E dentre todas as 12 escolas do grupo especial, uma das três antigidas é a sua. Como descrever a sensação de ouvir que a barracão da SUA escola foi antigido? Que um ano de trabalho foir perdido? Eu gritei e lágrimas vieram as olhos: Não! A Minha Portela não". Subi desesperado pra ligar o computador. Minha irmã estava usando ele e depois de muita insistência consigo tomar dimensão de tudo o que aconteceu. Foram perdidas três mil fantasias da sua escola. POr sorte os carros e a Nossa Águia foram salvam. Mas e a Grande-Rio? Que perdeu absolutamente tudo? Uma escola que preparava um carnaval lindo e grandioso?
Eu sentia que esse não seria só mais um ano pra Portela. Depois daquele decepcionante desfile. Esperava mais, depois de ir no ensaio então. Sentia um clima diferente, um clima de campeonato. De quebrar um jejum de 23 anos e consegui finalmente a sua merecida 22º estrela. Mas a Liesa decidi que nenhuma das três escola vão ser julgadas (não concordo com todas as minhas forças, por mais que me convençam do contrario) e o titulo deve ficar pra 2012. Mas será que nenhuma uma vaguinha no desfile das campeãs nos merecemos? Por superar esses limites e consegui colocar um carnaval, mesmo que pequena na Avenida?
Só de pensar que o trabalho de pessoas de uma ano inteiro foi perdido. Uma coisa que começou lá no Carnavalesco, o querido Roberto Szaniecki que prometiu o carnaval com a cara da Portela. Só de pensar que a Portela que vc imaginava ser campeã não pode desfilar como merecia de pensar que seu sonho de conhecer aquele lugar mágico, seria mais uma vez adiado.
Eu iriar, sozinho e por vontade própria, na Cidade do Samba na última quarta. Pegaria o ônibus aqui perto de casa e iria realizar um antingo sonho, simples assim. Só que resolvi não ir, esperar a semana que vem. Maldita decisão. Deixamos o meu egoismo de lado.

O fato é que uma bomba dessa abala a estrutura de qualquer um. Eu sei que vamos desfilar, de qualquer jeito. E faremos um belo desfile. Nem que seja só com uma águia e a nossa velha guarda, só isso já é sufisciente. Mas doi, doi muito pensar, na forma que a Portela, a União e a Grande Rio foram antigidas.
Carnaval é o meu grande amor, minha paixão. A coisa que eu mais amo na vida. Um amor inesplicável e incondicional.
Sei lá porque, mais doi, doi demais a perda desse incêndio. E doi ainda mais saber que a sua escola tbm foi atingida. È um sentimento que vc não sente porque quer. Mas sente por amor. Um sentimento que não tenho justificativa, mas mesmo assim vc sente. Uma sentimento de perda. Um sentimento de imensa tristeza. No fundo uma bobagem de um louco apaixonado.
Que não for a Portela, mas a Ilha e Grande-Rio tirem forças das suas comunidades. Carnaval não é só uma festa, não é só um evento, um desfile, um consurdo. Carnaval é vida, é amor e paixão. E maior que tudo e o Maior Espetáculo da Terra. Sem mais. No fundo o que importa é samba no pé, amor e garra muito garra, só isso. Carnaval não é só carnaval. É muito além!

"Enquanto houver paixão por cada escola e amor por carnaval. O Maior espetáculo da Terra sobreviverá." - Leonardo Antan, futuro carnavalesco e loucamente apaixonado por carnaval e pela Portela.

"Sou recordista de samba no pé
Exemplo de garra e fé
Medalha de ouro em bateria
Eu sou atleta e canto até raiar o dia...
Portela, de azul e branco em aquarela
Supera todos os limites
Vem levantar sua bandeira
O samba, de alma verde e amarela
Abençoado pelos deuses
Vem coroar Oswaldo Cruz e Madureira.." - Portela 2007

"Não posso descrever aquele azul, não era do céu, não era do mar. Foi um rio que passou na minha vida e meu coração se deixou levar..."

"Que emociona a velha-guarda
Lá na comissão de frente
Como a diretoria
Glória a quem trabalha o ano inteiro
Em mutirão
São escultores, são pintores, bordadeiras
São carpinteiros, vidraceiros, costureiras
Figurinista, desenhista e artesão
Gente empenhada em construir a ilusão
E que tem sonhos
Como a velha baiana... Sonhos de reis, de pirata e jardineira
Pra tudo se acabar na quarta-feira... Que são cortinas
E são bandeiras
Razões pra vida
Tão real da quarta-feira..."

E por isso, e só por isso, que choro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário