"Carnaval é muito mais do que qualquer festa popular. Carnaval é o maior espetaculo do Universo. De quem lutou o ano inteiro por apenas oitenta minutos únicos. Carnaval, acima de tudo, é meu grande amor. A coisa que eu mais amo na vida."

2 de dezembro de 2010

A Difícil Missão da Escolha dos Enredos


Escolher o enredo pro próximo Carnaval é sempre uma missão bem difícil.
Afinal é ele o que vai definir todo o resto como o samba, as fantasias, as alegorias. Ele pode ser a ruína ou a glória da escola. Tem que ser bem bolado, bem pesquisado e criativo. Tem provocar aquele interesse, porque ninguém vai querer saber da "história do lápis".
Mas também não adiantar pirar muito e querer falar de gregos e troianos ou viajar pelo mundo todo em oito setores. Ou fazer algo tão complexo que nem lendo a sinopse quinhentas vezes você entenda que raios os deuses gregos estão fazendo num enredo sobre a Amazônia.
Pois bem, resumido em muídos, pra mim, um bom enredo tem que ser rápido, bem pesquisado, inteligente, bem bolado e que acima de tudo tenha um tema que me interesse. É pedir demais?


Tijuca: "Essa Noite Levarei Sua Alma".

Interessante, curioso e diferente.
Paulo Barros fez uma sinopse sensacional e muito bem escrita. Um enredo genial, o melhor do ano. É diferente e audacioso, como tudo que ele faz.
Só pelo título você fica curioso e quer saber mais sobre o enredo. Sem falar no logotipo que é mais uma das belas sacadas do Paulo. Espero ver mais alegorias criativas, alas leves e bem coreografadass e uma comissão de frente espetacular como a desse ano. Que a Unidos da Tijuca entre, e deixei o o público de boca aberta, de novo!



Grande-Rio: "Y-Jurerê Mirin - A Encantadora Ilha Das Bruxas"

O enredo que fala sobre a cidade de Florianópolis, retrata a cidade atráves de seu folclore e místicismo, uma ideia "quase inédita" na Sapucaí. O enredo fala de criaturas do nosso folclore, bruxas, sereias e afins. E acaba com as belezas e encantos da Capital de Santa Cantarina.
Pra mim, não me trás nada de novo e diferente. Só mais um enredo geográfico e patrocinado. Mas o Cahê é um bom carnavalesco e pode fazer mais ótimo desfile.


Salgueiro: "O Salgueiro Apresenta: O Rio no Cinema".

Sei lá, mas tem certos enredos que parecem que já foram vistos antes. Pra mim, o enredo do Salgueiro é um desses. Ele tem uma ideia pouco original, mas foi muito bem desenvolvido por pelo casal Lage, Renato que é um dos meus carnavalescos preferidos. A sinopse é genial e os filmes foram escolhidos a dedo pra dá um visual à mais. Acho o final onde ele trás clássicos americanos pro Rio de Janeiro, simplesmente fenomenal. Que o Rio se mostre ainda mais lindo nas telas do Salgueiro e quem a vermelho e branco arrase mais uma vez na Sapucaí.


Beija-Flor: "A Simplicidade de um Rei".

A Beija-Flor quis mudar. Viu que seus enredos chatos e complicados já não ganham mais carnaval e depois do sucesso da Tijuca, resolveu apostar num enredo mais simples e com um apelo popular mais forte. O enredo que homenagea o Rei Roberto Carlos é simples, prático e rápido. Conta sem rodeios, o que não existia na escola, a simples história do Rei. A cidade onde ele nasceu, seu começo na música, a jovem guarda e lembrando suas músicas famosas, ligando as em ideias interessantes.
Um bela e merecida homenagem ao Rei.



Vila: "Mitos e Histórias Entrelaçadas Pelos Fios de Cabelo".

Mais uma belo enredo, da sensacional Rosa Magalhões, que através da sua intensa pesquisa consegue pegar qualquer enredo patrocinado mequetrefe e o transformar num enredo rico e bem construído. Como fez em 2001, com a história da Cachaça, na Imperatriz e esse ano fez de novo, com a Vila.
Ela pesquisou, foi fundo e conseguiu fazer um enredo decente sobre cabelos, que vai ser patrocinado. Pegou deuses indianos, personagens biblicos e históricos, princesas infantis e foi longe.
Com a seu grande conhecimento sobre Carnaval vai, com certeza, fazer bonito na Vila. Parabéns a Rosa e que ela mais uma vez arrebente, como fez tantas vezes.



Mocidade: "A Parábola dos Divinos Semeadores".

Um enredo que não me agrada muito. Mas é bem bolado e pesquisado. Com aquele velho e bom chiclê de rodar o mundo inteiro e acabar no Brasil ou em carnaval. O enredo que fala, no geral, a história da agricultura, tem pra mim, a cara do Cid Carvalho, carnavalesco da escola.
O enredo não me desperta muito interesse, mas me causa a curiosidade de ver como o Cid vai desenvolver alegorias e alas com temas como Grécia, Egito e Roma. Vejo fantasias muito luxuosas com altas plumas e penas de pavão. Certo? É esperar e ver se a Mocidada vai mandar bem como fez esse ano. 


Portela: "Rio, Azul da Cor Mar".

Ah, minha Portela... Uma bola dentro, depois daquele enredo pavoroso desse ano.
Tudo bem, quem não queria ver a história da azul e branco, como foi prometido pelo nosso presidente?
Mas já que isso não aconteceu e torcer pra a Águia fazer um passeio bonito sobre a história das navegações. Roberto Szaniecki é um bom carnavalesco, que já levou a Grande-Rio à ótimas colocações e fez belos enredos pra escola, vai mandar bem. Assim espero.
O enredo que tem como inteção falar do centenário do Porto do Rio, vai além e passea por lugares que podem dá ótimas alegorias e fantasias. Um enredo bonito, simples e de fácil compreensão do público. Espero que dê tudo certo pra nossa Portela e que a Águia voe alta e majestosa nesse carnaval.


Imperatriz: "A Imperatriz adverte: Sambar faz bem a saúde".

A maior decepção do ano, esse enredo da Imperatriz. Confesso que quando vi o título fiquei todo animado pensando que a Imperatriz ia fazer um samba crítica, critando esse carnaval moderno e "frio". Mas não, ela resolveu falar da história da medicina. Num enredo chato, burocrático e completamente arrastado. Pra mim a escola só perdeu com a saída da querida Rosa Magalhães, que estava a quase vinte anos fazendo belos enredos na escola. Max Lopes já deu o que tinha que dar e ano passado fez um enredo bom, mas com um mal desfile. Com esse enredo, só tenho que desejar sorte a minha querida Imperatriz.

  
São Clemente: "O Seu, O Meu, O Nosso Rio, Abençoado Por Deus e Bonito Por Natureza".

A São Clemente está de volta ao grupo especial e resolveu apostar num tema clássico, a Cidade Maravilhosa.
Temas como África, Amazônia, Rio e afins são como sair de casa de tênis e calça jeans, nunca saem de moda, são bons de ver e ainda dão um caldo.
Enredo bem simples e que já foi bastante visto na Sapucaí, fala das belezas naturais da cidade, sua música, sua gente e sua beleza. Apesar de não ser inédito, ainda me agrada enredos exaltando a beleza do Rio. Sem falar no carnavalesco, que é uma das recentes revelações do carnaval e faz sua estréia no Grupo Especial, que ele faça o que fez com a Rocinha nos último anos.


Mangueira: "O Filho fiel, sempre mangueira".

A Mangueira revolucionou, a escola que está totalmente quebrada financeiramente, resolvou por não escolher um mero enredo patrocinado e optou por fazer um enredo exaltando o grande mangueirense Nelson Cavaquinho. Um atitude louvável do Ivo Meirelles, presidente da escola, isso mostra que sim!, as escolas devem apostar no seu valor e tradição e não ficar contando com dinheiro de patrocinios.
O Enredo, uma bela homenagem a Nelson, é poético e bonito. Conta muito bem a história desse eterno baluarte da Mangueira. Que a eterna verde e rosa supere seus problemas e faça um bom desfile.

 
Porto: "O Sonho Sempre Vem Pra Quem Sonhar".

Paulo Menezes deu uma dentro. O enredo parece sem graça a primeira vista, mas é lindo.
Exalta a escritora Maria Clara Machado de forma poética e muito bonita. Fala dos sonhos, imaginação e da mania de sonhar e inventar da escritora. Bem lúdico, o Tigre de São Gonçalo tem tudo pra fazer uma bonita e doce passagem na Avenida. Que Paulo tenha imaginação e desenvolva Maria Clara Machado com sua doçura e encantos.


Ilha: "O Mistério da Vida".

A Ilha tem nas mãos um enredo bonito e bem rico visualmente. Se o Alex de Souza fizer como fez nos anos anteriores e explorar bem as cores e belezas da Natureza, a Tricolor Insulana já tem sua vaguinha reservada no Sábado das Campeãs.
O enredo fala de viagem que Charles Darwin fez pra escrever seu livro, "A Origem das Espécies", que revolucionou a ciência. Não fala da viagem em si, mas sim das duas paradas que Charles fez no Brasil, em Salvador e no Rio. Cita a grande diversidade natural do planeta e das evouluções e metamorfoses da mesma. Bem poético e prático, é um dos desfiles que vão valer ligar a tevê pra ver.


 
Enfim, essa foi minha análise pros enredos que brilharam na Avenida ano que vem.
Uma safra bem variada e com enredos bem diferentes uns dos outros. Mas com enredos interessantes, bem menos do que de anos anteriores, mas ainda sim bons e criativos e outros nem tanto. Mas que cada carnavalesco seja sábio no desenvolvimento do seu enredo e faça boas alegorias e fantasias e que todas as escolas façam bons desfiles, como foi esse ano. Boa Sorte a todas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário